Seminários Plante e Colha Saúde iniciam com grande adesão da população
- Brajeiradas criação de cont.
- 28 de mar.
- 2 min de leitura
By: Ciliany Perdoná
Data: 20/03/2025
Até o dia 11 de abril, serão 16 municípios do Oeste do Paraná a receber certificado de conclusão e cartilha para uso adequado das plantas medicinais

“Eu já prescrevo plantas medicinais no sistema municipal de saúde, porque acredito que para muitas pessoas que não se adaptam aos medicamentos convencionais, os naturais sejam uma ótima opção”,
disse o médico, Douglas José Lontra Assed Caires de Souza, que atende no município de Ouro Verde do Oeste.

Ele assim como centenas de pessoas da região Oeste do Paraná, estão participando dos seminários de conclusão da primeira etapa do projeto Plante e Colha Saúde.
Os encontros, que já aconteceram em Ouro Verde do Oeste, Missal e Medianeira, seguem essa semana nos municípios de Vera Cruz do Oeste, Céu Azul, Anahy e Mercedes. No total, 16 cidades do Oeste do Paraná, envolvendo a comunidade, agentes de saúde, profissionais de saúde, entre outros, que finalizaram a etapa que consiste no Uso Popular das Plantas Medicinais, recebem o certificado de conclusão e uma cartilha repleta de informações sobre o tema.
Até o dia 11 de abril, a programação dos seminários segue nas cidades de Serranópolis do Iguaçu, Formosa, Quatro Pontes, Pato Bragado, Perola do Oeste, Terra Roxa e Santa Terezinha de Itaipu.
Depoimentos – Para o vice-prefeito de Medianeira, Evandro Mees, o projeto é considerado fundamental e necessário, quando o assunto é saúde das pessoas.
“Medianeira é parceira e está cada vez mais, estimulando os profissionais para que façam o curso e aprendam práticas novas para repassar à população”.
Ele acrescentou que acredita nos resultados da medicina integrativa, sendo que os saberes populares se unem ao conhecimento dos profissionais de saúde, garantindo um resultado mais eficaz quando o assunto é saúde de qualidade.
A secretária de Saúde de Missal, Janiele Rodrigues de Oliveira também reforçou o apoio ao projeto.

“Missal também está aberta para colocar em prática o aprendizado adquirido por nossos agentes de saúde pública”, pontuou.
Palestras – As palestras estão sendo proferidas por dois professores doutores da Unioeste.
A professora, Nelsi Welter aborda a temática Mulheres, Agroecologia e Política do Cuidado: Alternativas para a Redução da Desigualdade Social. Já o professor e um dos articuladores do projeto Plante e Colha Saúde, Jair Kotz, está focando nas plantas medicinais e fitoterapia, fortalecendo a economia e a saúde regional.

“O projeto é considerado fundamental e necessário, quando o assunto é saúde das pessoas”
Comments